11 de junho de 2012

Um framework MVC oficial para o Titanium

Titanium é uma plataforma bastante flexível desde o começo. Sempre estivemos livres para escolher nossa própria maneira de desenvolver mobile apps. Embora isso tenha suas vantagens, muitos desenvolvedores apreciariam ter um ferramental mais sofisticado, como o que está disponível em frameworks web como Rails e Django.

A novidade é que, conforme Kevin Whinnery, evangelista da Appcelerator, anunciou recentemente pelo Twitter, a Appcelerator está trabalhando no Alloy - um framework MVC oficial para Titanium!

Os objetivos principais do Alloy são aumentar a produtividade, manutenibilidade e promover o uso das melhores práticas de desenvolvimento de apps com Titanium.

Ainda faltam diversas coisas no Alloy, como a integração com o TiStudio, suporte a models baseados no Sqlite e ACS, bem como o suporte a TDD. Mas o caminho inicial está traçado. Resta saber o quanto esse framework facilitará nosso trabalho sem perdermos muito da flexibilidade com a qual estamos acostumados até então.

Mais detalhes sobre o Alloy estão disponíveis no README.md do projeto.

*** Editado em 1/9/2012 ***

Foi liberado ontem o primeiro release candidate do Alloy, que pode ser utilizado juntamente com o SDK 2.1.2 do Titanium. Ele ainda não funciona integrado com TiStudio, mas isso deve acontecer em breve. O Quick Start do Alloy pode ser encontrado aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Dirlei,


Sabe dizer se o Alloy já foi/está implementado como nova/atual framework no TiStudio 2.1.2 exatamente?

Uma vez mais, parabéns pelo blog - inteligente, claro e objetivo. ;)

Abração,
Rodrigo.

Dirlei Dionísio disse...

Oi Rodrigo, o Alloy ainda não está integrado ao TiStudio. Para utilizá-lo, é preciso usar o Terminal. Vou editar o post para adicionar o link para o Quick Start. Abraço!