6 de outubro de 2011

Steve Jobs: o homem que "criou" e "matou" o PC

Se você está lendo esse artigo num PC com interface gráfica amigável e moderna, seja qual for o sistema operacional, agradeça a Steve Jobs. Se você está usando um smartphone ou tablet com touchscreen e interface simples e intuitiva, novamente, agradeça a Steve Jobs. Não fosse por ele, eu não estaria usando um belo sistema operacional gráfico, não teria me interessado por desenvolvimento mobile e não existiria esse blog. Portanto, seu falecimento (ontem, 5/10/11) é digno de menção aqui.

Jobs, na realidade, não foi o inventor de qualquer uma das coisas que acabei de citar. Mas, apesar de não ter sido quem, de fato, criou o computador pessoal com interface gráfica e mouse, ele foi o responsável pelo tremendo sucesso deles. Mesmo que você não use um Mac, tenha a certeza de que grande parte de tudo o que você usa num computador atualmente têm influência direta ou indireta do trabalho de Jobs. Nesse sentido, podemos dizer que ele "criou" o PC, como conhecemos hoje.

Mas, em que sentido, ele "matou" o PC? No sentido de que o PC, graças ao trabalho de Jobs, deixará de ser tão necessário quanto é atualmente. Desde o lançamento do iPhone (2007) e do iPad (2010), cada vez menos atividades precisam de um PC para serem executadas. O PC tende a se tornar necessidade apenas para nichos, por exemplo, desenvolvedores de software e editores profissionais de foto e vídeo. Para uso pessoal ou para o uso de profissionais que não precisam de todos os recursos de um PC, um smartphone e/ou tablet tendem a se tornar o suficiente. Se você ainda não tem filhos, muito provavelmente presenteará seu filho ou filha no futuro, não com um PC, mas com um tablet. Novamente, Jobs não criou os smartphones nem os tablets, mas foi o responsável torná-los o fenômeno que são atualmente.

“O mundo raramente vê alguém capaz de causar o impacto profundo que Steve Jobs causou, os efeitos de seus atos serão sentidos por muitas gerações. (Bill Gates)

Mesmo que você nunca tenha sido admirador de Steve Jobs, precisa reconhecer que em menor ou maior escala, sua vida é e continuará sendo influenciada por ele.

Um comentário:

Vinicius Santos disse...

É incrível. É REALMENTE incrível.

Ele sempre trabalhou majoritariamente com informática,
mas ele REVOLUCIONOU as indústrias de telefones celulares, tocadores de música e filmes computadorizados.

Além é claro dos computadores, e os tablets.

Apenas um cara conseguiu fazer profundas mudanças em várias indústrias.

Ele nos ensinou que verdadeiramente cada um de nós pode mudar o mundo. Basta acreditar em seus sonhos e seguir em frente.

Grande Steve Jobs.
Que os Deuses da Informática estejam com ele!!!