27 de fevereiro de 2012

Finalmente uma app modelo para estrutura de código e design

Até recentemente, os desenvolvedores Titanium careciam de orientação sobre como estruturar seu código para evitar os problemas de uma grande aplicação JavaScript, bem como facilitar o desenvolvimento multiplataforma. Como essas orientações eram escassas, cada desenvolvedor escolhia sua abordagem, o que levou alguns a enfrentar sérios problemas com o Titanium. Apesar de o Tweetanium supostamente servir como modelo de estrutura de código, o projeto deixou de ser atualizado há mais de um ano e se tornou obsoleto quando a Appcelerator incluiu entre as melhores práticas a modularização usando o padrão CommonJS.

Na última sexta-feira, finalmente, a Appcelerator anunciou o início do desenvolvimento da Community App, uma app open source com qualidade de produção, que tem a intenção de servir de modelo sobre como aplicar as mais recentes guidelines para o desenvolvimento mobile multiplataforma com Titanium. E, mais importante, essa app nos mostrará técnicas e hack's para lidar com as sutilezas dessa plataforma que nos faz sentir amor e ódio. *

Por enquanto, a Community App possui apenas código de UI, mas ela evoluirá para se tornar uma app social onde a comunidade de desenvolvedores poderá, entre outras coisas, compartilhar informações e organizar meetups. Se a acompanharmos desde já, será mais fácil compreender sua organização quando ela estiver no seu estágio final. Entre as futuras implementações está o suporte ao SDK Web, diferentes telas de tablets e a persistência usando o futuro "Appcelerator Cloud Services".

Desenvolver apps multiplataforma com Titanium é maravilhoso, até que você esbarre com um problema para o qual não há explicação na documentação. Um pouco de investigação e pesquisa meticulosa geralmente ajudam, mas isso pode tornar o trabalho com Titanium bem cansativo e frustrante. Com as recentes melhorias na documentação, a ênfase para seguirmos as guidelines e agora com a Community App, acredito que poderemos ter um relacionamento muito mais amigável com o Titanium.

Clone o repositório da Community App no Github e divirta-se! Se descobrir algo interessante, compartilhe.

* ^ Apenas como exemplo, faz tempo que brigo arduamente para fazer o TabGroup funcionar direito no Android. Agora, para minha surpresa, notei que a Community App usa TabGroup apenas no iOS, no Android é criado um TabGroup customizado (um tal de TabStripView). Isso diz algo para quem está usando TabGroup no Android, não?

6 comentários:

Arthur Carvalho disse...

Ótima novidade Dirlei.
Já adicionei o projeto aqui nos bookmarks.

Parabéns pelo trabalho com o blog e a participação ativa no grupo de discussão, isso alavanca a comunidade trazendo muitas melhorias para a plataforma.

[]s,

@armoucar

Dirlei Dionísio disse...

Muito obrigado, Arthur! Grande abraço.

Bruno disse...

Dirlei, criei um grupo de discussão sobre titanium no facebook. Gostaria de convidá-lo pra divulgar seus posts lá! Abraço!! https://www.facebook.com/groups/titaniummobile/

Dirlei Dionísio disse...

Ok, Bruno. Já estou lá!

Abraço.

gregoryfm disse...

pelo visto, mais uma app que vai ficar/esta desatualizada...

Dirlei Dionísio disse...

Já está parada e desatualizada. Mas por outro lado, o projeto do Alloy[1] está bem ativo. É possível que a CommunityApp uma hora seja reestruturada para usar o Alloy como base, o que faria todo o sentido. Vamos esperar pra ver. []s!

[1] http://maisquetitanium.blogspot.com.br/2012/06/um-framework-mvc-oficial-para-o.html