14 de maio de 2012

Uma alternativa ao uso da câmera no simulador/emulador

Uma das coisas chatas de trabalhar com a câmera é ter que testar seu código usando o device, já que o simulador iOS não dá suporte a câmera e o suporte do emulador Android nunca funciona como deveria (pelo menos comigo). Trabalhar com devices tem dois problema: a lentidão para o deploy e a falta de suporte a debugging.

Porém, durante o desenvolvimento, uma simples alteração numa chamada de API facilita bastante a vida na hora de testar o código que depende da câmera: ao invés de usar Ti.Media.showCamera, use Ti.Media.openPhotoGallery. Ambos recebem os mesmos parâmetros e disparam as mesmas callbacks. Assim, você pode testar seu código usando o simulador, com direito a debugging e tudo mais. A diferença é que ao invés você fazer uma foto, vai ter que selecionar uma da galeria. Depois dos testes no simulador, você volta a usar showCamera para testar no device.

Mas como adicionar fotos na galeria do Simulador? No iOS, arraste uma foto para cima do simulador e solte. Ela será aberta com o browser. Então, clique na imagem, segure por 1 segundo e selecione "Save" no menu que aparecerá. No emulador Android, faça uma pesquisa de imagem no Google, escolha uma imagem e salve. Ou use o DDMS para transferir arquivos do seu computador.

Essas dicas economizam muito do meu tempo, espero que economizem o seu também. :)

2 comentários:

Nelinho disse...

Valeu pela dica, não precisei utilizar ainda, mas muito em breve terei essa necessidade. obrigado!

Leandro Neves disse...

Valeu..muito boa a dica.