Desenvolvimento de games nunca foi o foco do Titanium. Nessa área, ferramentas como Corona e Unity sempre foram muito mais apropriadas. Mas isso pode mudar em breve, pelo menos para quem já trabalha com Titanium.
Acontece que a Appcelerator está interessada nesse mercado extremamente popular e lucrativo há mais de um ano, o que ficou claro quando ela comprou a Particle Code - uma startup da área de desenvolvimento de games mobile multiplataforma. Isso foi o primeiro sinal de que algo na área de games poderia surgir por parte da Appcelerator.
Semanas atrás, ao ler no blog da Appcelerator um post do Carlos Icaza (co-fundador e ex-CEO da empresa que desenvolveu o Corona), fiquei desconfiado de que alguma novidade estava prestes a surgir. E essa desconfiança se concretizou no início desse mês, quando a Appcelerator anunciou o investimento na Lanica, uma startup que desenvolve uma engine de games para o Titanium.
A Lanica está em fase de acabamento do Platino - nome dado à engine C++ nativa que nos permitirá criar games de casuais à high-end em JavaScript, usando a API do Titanium, Appcelerator Cloud Services e tudo mais que uma engine de games séria precisa oferecer, como:
- OpenGL ES 2.0
- Isometric Tile Engine
- Sprite Sheets
- Box2D
- Particle Effects
- Shaders
- 2.5D Support
- Image Effects
- Offscreen Culling
- Vertex Engine
- Native Interface Access
- Multiplayer support
- etc.
Obviamente, a Appcelerator não escolheu investir na Lanica por acaso. Essa startup foi cuidadosamente criada para servir aos interesses da Appcelerator na área de games. Seus diretores são Carlos Icaza (ex-Corona) e nada menos que Jeff Haynie, atual CEO da Appcelerator. Entre seus fundadores está o japonês Kota Iguchi, criador do projeto que deu origem ao Platino.
A demonstração da integração do Platino com Titanium está prevista para o fim do mês na CODESTRONG 2012 e sua primeira versão pública, para o fim do ano.
Essa foi mais uma brilhante jogada da Appcelerator para aumentar e fortalecer sua presença no mercado mobile.
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