9 de outubro de 2012

Em breve, uma engine de games para o Titanium

Desenvolvimento de games nunca foi o foco do Titanium. Nessa área, ferramentas como Corona e Unity sempre foram muito mais apropriadas. Mas isso pode mudar em breve, pelo menos para quem já trabalha com Titanium.

Acontece que a Appcelerator está interessada nesse mercado extremamente popular e lucrativo há mais de um ano, o que ficou claro quando ela comprou a Particle Code - uma startup da área de desenvolvimento de games mobile multiplataforma. Isso foi o primeiro sinal de que algo na área de games poderia surgir por parte da Appcelerator.

Semanas atrás, ao ler no blog da Appcelerator um post do Carlos Icaza (co-fundador e ex-CEO da empresa que desenvolveu o Corona), fiquei desconfiado de que alguma novidade estava prestes a surgir. E essa desconfiança se concretizou no início desse mês, quando a Appcelerator anunciou o investimento na Lanica, uma startup que desenvolve uma engine de games para o Titanium.

A Lanica está em fase de acabamento do Platino - nome dado à engine C++ nativa que nos permitirá criar games de casuais à high-end em JavaScript, usando a API do Titanium, Appcelerator Cloud Services e tudo mais que uma engine de games séria precisa oferecer, como:

  • OpenGL ES 2.0
  • Isometric Tile Engine
  • Sprite Sheets
  • Box2D
  • Particle Effects
  • Shaders
  • 2.5D Support
  • Image Effects
  • Offscreen Culling
  • Vertex Engine
  • Native Interface Access
  • Multiplayer support
  • etc.

Obviamente, a Appcelerator não escolheu investir na Lanica por acaso. Essa startup foi cuidadosamente criada para servir aos interesses da Appcelerator na área de games. Seus diretores são Carlos Icaza (ex-Corona) e nada menos que Jeff Haynie, atual CEO da Appcelerator. Entre seus fundadores está o japonês Kota Iguchi, criador do projeto que deu origem ao Platino.

A demonstração da integração do Platino com Titanium está prevista para o fim do mês na CODESTRONG 2012 e sua primeira versão pública, para o fim do ano.

Essa foi mais uma brilhante jogada da Appcelerator para aumentar e fortalecer sua presença no mercado mobile.

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