26 de março de 2013

Separação das plataformas Appcelerator e Titanium

Durante muito tempo a Appcelerator teve um único produto a oferecer - o Titanium Mobile - sua plataforma de desenvolvimento nativo para iOS e Android. Quando alguém escolhia usar Titanium, poderia também contratar suporte técnico da Appcelerator e/ou comprar seus cursos e certificações. Era daí que vinha o lucro da Appcelerator. Mas a Appcelerator cresceu, adquiriu outras empresas e agora possui uma suíte mais completa de produtos e serviços a oferecer. Por esse motivo e também para esclarecer os temores de alguns sobre a possibilidade de o Titanium vir a se tornar pago, a Appcelerator anunciou nessa semana a separação dos seus produtos/serviços em duas plataformas distintas: Appcelerator Platform e Titanium Platform.

Em linhas gerais, a Appcelerator Platform será voltada para clientes corporativos que desejam uma solução que contemple todo o ciclo de desenvolvimento mobile. Ela inclui os produtos/serviços Appcelerator Studio, Appcelerator Alloy, Appcelerator Test, Appcelerator Analytics e Appcelerator Performance Management. A política de preços será disponibilizada em breve.

E quanto ao Titanium? A notícia não poderia ser melhor. Titanium Platform será uma plataforma à parte que incluirá o Titanium Studio, os SDKs de desenvolvimento, Titanium Code Processor e Alloy for Titanium. Exceto o Titanium Studio, todos os demais produtos serão open-source e poderão continuar recebendo melhorias da comunidade de desenvolvedores, bem como nofificações de bugs. Titanium terá seu próprio site e também incluirá versões gratuitas dos serviços na nuvem como o ACS e Node.ACS.

Essa separação tornará as coisas muito mais claras no quesito custo. O que estiver sob a plataforma Appcelerator terá custos, o que estiver sob a plataforma Titanium não.

A estratégia da Appcelerator é bastante inteligente. Ela está construindo um conjuntos de produtos e serviços pagos em torno de software open source. Titanium continuará atraindo mais desenvolvedores não apenas pela sua bem sucedida proposta de desenvolvimento nativo multiplataforma, mas também por não oferecer nenhuma barreira financeira para quem quer começar a usar usá-lo. Uma grande base de desenvolvedores significa um produto mais testado e estável, algo bom para nós desenvolvedores e necessário para a Appcelerator Platform fazer sucesso.

Mais detalhes sobre as mudanças que estão por vir serão disponibilizados em breve pela Appcelerator.

2 comentários:

Valmir disse...

acho essa separação interessante tanto para eles, como para os desenvolvedores. É bom ter a garantia de que a ferramenta continuará livre. E isso deve refletir uma separação de equipes. Só espero que a evolução do Titanium não desacelere.

Anônimo disse...

Só espero que a evolução do Titanium não desacelere. [2]